Paulo Franke

20 fevereiro, 2012

WHITNEY HOUSTON deixa seus fãs... e uma urgente lição.


Meus leitores sabem que, diante de certos acontecimentos, aciono meu "sensor mental" para saber se tenho alguma ligação, distante que seja, com o ocorrido. Não foi diferente com a morte trágica e inesperada da cantora americana Whitney Elysabeth Houston (1963-2012), na semana passada.


Nunca a conheci, mas exatamente quando nos anos 80 vivíamos no seu estado, New Jersey, perto de sua capital, Newark, cidade onde nasceu, do quarto de minhas filhas pré-adolescentes vinha às vezes o som da linda voz da cantora. Seu nome recordo-me de ser às vezes pronunciado: Whitney Houston. Era tudo o que eu sabia a respeito dela. Mas quando a notícia de sua morte foi noticiada seu nome era familiar para mim, embora quase nada mais sabia a seu respeito.














E como milhões de pessoas, vim a saber que cantava desde criança no coral gospel da Igreja Batista "Nova Esperança" de Newark e dali partira para o mundo, onde fez fama e fortuna, chegando a vender mais de uma centena de milhões de álbuns e ganhar inúmeros prêmios.


Nesse ponto sua história não é desconhecida se nos lembrarmos de Elvis Presley que começou a cantar na igreja e de tantos outros. Ângela Maria, uma das maiores cantoras brasileiras de música popular, também cantava no coral da igreja batista...


Já contei neste blog quando, nos anos 80, reconheci Ângela Maria na ponta da mesa de uma fina churrascaria paulistana. Eu fazia o trabalho de difundir nossa literatura e angariar fundos para a obra do Exército de Salvação. Por um momento hesitei... aproximo-me da longa mesa cheia de outras pessoas homenageando a cantora ou não?... Corajosamente, aproximei-me para ser imediatamente barrado por guarda-costas da cantora. Momento de humilhação... Então, da ponta da mesa, chamou-me: "Moço, eu quero o seu jornal!" E abriu sua bolsa e tirou uma nota em troca da literatura salvacionista. Agradeci com um "Deus a abençoe" e sai - confesso, um tanto triunfante - sob os olhares e queixos caídos dos seus convidados, principalmente dos que me haviam barrado. Minha presença com o uniforme salvacionista terá feito a cantora por um momento recordar o longínquo tempo quando era firme e cantava na igreja?


No funeral de Whitney Houston, que assisti ao vivo pela TV, chamou-me a atenção algo que foi falado enquanto seu caixão adentrava a igreja: "Ela está voltando ao lar!" No mesmo momento o pensamento me veio: "Mas o filho pródigo voltou à casa de seu pai vivo e não morto!"


Esta postagem de fato não tem o propósito de julgá-la, mas não escondo que tive pena dela... (O significado literal da palavra misericórdia é "ver a miséria dos outros com o coração", e só Deus para colocar no nosso coração tal sentimento.) Pena porque sua vida foi ceifada tão cedo quando poderia ter-se estendido a muitas décadas à frente. Pena porque ela tão cedo trocou o "caminho estreito pelo caminho largo" (ver citação abaixo). E no caminho largo descrito por Jesus envolveu-se com más companhias, álcool e drogas. Fama e fortuna foram suas companheiras, mas também a infelicidade que a levou a buscar as drogas de todos os tipos, conforme falou em uma entrevista que deu à TV americana. Que pena, trocou a Pérola de grande preço (ver novamente a citação) por... drogas!!














Meus leitores mais assíduos sabem que minha cantora gospel preferida chama-se Carmem Silva. Sabia a seu respeito somente ao assistir uma única entrevista sua pela TV nos anos 90, aproveitando uma visita que ela fazia ao Brasil, pois mora nos EUA. Mas naquela manhã do início dos anos 2000, em um shopping-center de São Miguel, nas ilhas dos Açores, conheci Carmem pessoalmente. Eu estava com os olhos vermelhos pelo forte cheiro de fumaça de cigarro no local, e precisava falar com alguém e protestar... Foi então que me virei para umas pessoas para fazê-lo. Com um casal de portugueses que lideram a igreja em Fall River-MA, cidade onde também trabalháramos, e com um casal de brasileiros que dirigia a igreja em São Miguel, estava a cantora Carmem Silva, que fazia uma campanha evangelística nas ilhas portuguesas. A coincidência fez-me esquecer da fumaça e ser envolvido pela presença bonita e carismática da cantora. Apresentando-me, fui convidado a almoçar com o grupo, sentando-me ao lado de Carmem com quem conversei bastante. Durante dois dias fui ouvi-la cantar e dar seu testemunho. Carmen Sebastiana de Jesus, soube então, nascera na cidade mineira de Veríssimo, em 22 de março de 1954, no mesmo dia de minha querida esposa. Soube ao voltar para casa com dois de seus CDs autografados, que Carmen Silva fora também conhecida carinhosamente pelos fãs como A Pérola Negra. Mais do que isso, Carmem achara a Pérola de grande preço.... e passou a seguir a Jesus e cantar somente para Ele.


As histórias de Whitney e de Carmem diferem no sentido de que uma cantava na igreja e saiu para cantar no "mundo", e a outra era do "mundo" e hoje só canta louvores a Jesus com sua voz altamente melodiosa cujas letras traduzem a necessidade do ouvinte e apontam a solução para os seus problemas.


Voltando... nas minhas tantas idas a Newark, onde ficava a sede divisional do The Salvation Army, não me lembro de ter passado diante da Igreja Batista "Nova Esperança". Mas quem sabe, nos últimos momentos de sua vida atribulada, Whitney Houston não pediu perdão a Deus e não nasceu-lhe ali uma nova esperança? Será fantasiar demais imaginar que naquela banheira ela possivelmente tenha-se lembrado de seu batismo nas águas? Só Deus sabe.

















Assistindo ao seu funeral pela TV, percebi no altar da igreja três cruzes certamente associadas às que foram erigidas no Monte Calvário. A cruz central a de Jesus, morrendo pelos nossos pecados, as outras dos dois ladrões, um que blasfemava do Salvador e outro que, penitente, no seu derradeiro momento pedia que Jesus o recebesse no Seu Reino. "Hoje estarás comigo no paraíso", foram as palavras do Cristo agonizante àquele arrependido. (Interessante, a salvação daquele homem não dependeu de ser batizado!)


Whitney cantou muitas vezes, inclusive no filme "O Guarda-Costas" - que assisti pela primeira vez no dia do seu funeral -, o hino Jesus loves me this I know, for the Bible tells me so (Jesus me ama, isto eu sei, pois a Bíblia assim o diz), hino cuja história contei no meu blog sobre histórias por trás de hinos (veja link abaixo), o que é uma verdade e uma certeza maravilhosa, porém... a Bíblia não menciona somente isso, mas fala inclusive de dois caminhos, o da salvação e o da perdição, fala do retornar ao Pai àqueles que são filhos perdidos, sempre apontando para o caminho da reconciliação e da salvação dos pecados, que inclui a libertação de vícios.


Que a vida e a morte de Whitney Houston tragam a lição da advertência a tantos que já pertenceram ao caminho de Deus e hoje não mais. E que sirva de sinal de alerta aos que estão sendo iniciados na senda horripilante do álcool ou das drogas.


Citações bíblicas:


"O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e tendo achado uma pérola de grande valor, vendeu tudo o que possuía, e a comprou." (Mateus 13:45-46)


"Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida eterna, e são poucos os que acertam com ela." (Mateus 7:13-14)


O relato dos dois malfeitores crucificados com Jesus: Lucas 23:39-43.


_________________________



Nota:


Meu cunhado, evangelista Markku Hämäläinen, assim como minha esposa Anneli Hämäläinen Franke, foi criado no Brasil e ministrou por muitos anos e com frequência em igrejas portuguesas e brasileiras na cidade de Newark-NJ. No link abaixo, poderá ler sobre sua esposa Marja Hämäläinen, hoje com o Senhor, na postagem onde canta com sua linda voz no seu próprio funeral.


__________________________



Links


"Então Eu A Vi, nos Açores a Cores":





Whitney Houston cantando "Yes, Jesus loves me..."


No link após a história do hino "Sei que Cristo me quer bem":


http://www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com/



__________________________



"Marja, até a manhã da ressurreição!"



http://paulofranke.blogspot.com/2008/10/marja-at-manh-da-ressurreico.html


__________________________



Próxima postagem:



Fotos inéditas de Charles Chaplin - o cinema mudo - a entrega do Oscar 2012



_________________________

5 Comments:

  • Meu amigo, eu desejo do fundo do meu coração que ela tenha ido com Salvação. Também tive pena dela. Ela muito lutou contra a carne, mas foi fraca. Quero muito que naquele grande dia, ela esteja lá.
    E quanto aos que ficam - como o sr. colocou - que tomem essa história de exemplo.
    Um abraço!

    By Blogger Anderson, at terça-feira, fevereiro 21, 2012 2:02:00 PM  

  • No meio do Carnaval, ótima mensagem. Parabéns!
    Carl

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, fevereiro 21, 2012 9:30:00 PM  

  • Se em vida, com um talento tremendo, não conseguiu arrastar multidões para o caminho do Senhor, com certeza com sua morte, muitas pessoas estão sendo tocadas...
    CC

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, fevereiro 22, 2012 6:19:00 AM  

  • De uma leitora anônima:

    Estou fazendo um seminário na escola, e em uma das turmas ELA é o tema... WHITNEY HOUSTON. Valeu muito... Abraços, e fique com Nosso SENHOR!!!

    By Blogger paulofranke, at quinta-feira, fevereiro 23, 2012 6:31:00 PM  

  • Uma das coisas que mais me entristece é ver pessoas se perdendo... No caso de Whitney, dói ainda mais saber que conhecia sobre Jesus, sobre a salvação e preferiu ir atrás da fama, do dinheiro e acabou caindo no lamaçal do pecado. Infelizmente nesse mundo, as pessoas correm atrás do poder, das riquezas e esquecem que tudo é tão passageiro!

    By Anonymous Linda Ganz, at terça-feira, março 06, 2012 3:35:00 PM  

Postar um comentário

<< Home