Paulo Franke

15 janeiro, 2013

CinéfiloS: - Artistas promovem o Exército de Salvação...

No mínimo, contraditório... 
Explico: quando, em 1961, fui ao cinema com amigos e assisti ao filme "A Hora Final" (On the Beach), ao ver nas cenas finais, abaixo, o Exército de Salvação, disse a um deles que "um dia pertenceria ao ES", o que lhe provocou risos. Sai impactado do cinema e resolvi que naquele domingo não os acompanharia aos bares para beber, o que ia se tornando hábito...
Resumindo, aquele filme foi um dos três passos que me "arrastaram" para o ES (leia a respeito acessando o link abaixo), onde estou até hoje!
Aleluia!


Baseado na ficção científica do escritor australiano Nevil Shute, o diretor Stanley Kramer introduziu em seu filme, de 1959, o The Salvation Army com uma mensagem em uma faixa ao povo desesperado "Ainda há tempo, irmãos!" (There still time, brothers!)


Gregory Peck, Ava Gardner, Anthony Perkins e Fred Astaire estão no elenco...


Peguei carona na faixa "Ainda há tempo, irmãos" e houve tempo para mim também... de mudar da vida que eu começava a viver, em que não faltavam whisky, vodka... e cigarro.  
Ingressando no ES em Pelotas-RS, em 1962 - no mesmo ano em que me tornei soldado do exército militar - tão ocupado estava, envolvido nas novas atividades da nova vida, que praticamente deixei de ir a cinema. Claro, em um clássico de quando em quando, principalmente filmes bíblicos, lá estava eu, mas raramente. 

Na década de 50 era passatempo escrever para os estúdios em Hollywood e solicitar fotos de artistas. Dos tantos, atrizes e atores, que me responderam, um deles foi Gregory Peck, astro de "A Hora Final". O grande ator em um ponto identificou-se comigo: casou-se com uma finlandesa!



Vinte anos depois de ter ingressado no ES, fui nomeado editor do jornal "O Brado de Guerra - contra todo o mal" e "o cinema voltou!!" Explicando-me... na Redação recebia publicações salvacionistas do mundo inteiro e, principalmente nas americanas, tomava conhecimento de ligações bem estritas entre o cinema e o próprio Exército de Salvação, inclusive que o ES australiano foi um tipo pioneiro da sétima arte, conforme artigo que publiquei, abaixo. Naquele tempo, nosso jornal era distribuído em bares e restaurantes de grandes e pequenas cidades, e esse enfoque a filmes e a artistas parece que agradava ao pessoal "lá de fora", reconheço. Era demais para alguns salvacionistas conservadores, reconheço também, mas que eu não ligava a mínima.



Rex Harrison, Joan Crawford e Michele Morgan, entre outros tantos atores, vestiram nosso uniforme, dá pra acreditar?
Uma constante foi publicar, então, a foto de um artista daquele tempo com um salvacionista, extraído de publicações congêneres ...  A seguir, algumas delas, a maioria em papel-jornal:



Entre Elvis Presley e Pat Boone, o último fazia mais o meu gênero (ver link)... Depois li o livro em que Pat conta de sua conversão.


E assisti ao filme "A Cruz e o Punhal", que hoje tenho em DVD, com Pat Boone no papel de David Wilkerson e Erik Estrada, também religioso, no papel de Nick Cruz.




Naquele Natal tive a satisfação de publicar no jornal o apelo de James Stewart...


... que poucos anos antes eu vira desfilar na "Parada das Rosas" (Rose Parade), em Pasadena-CA, oportunidade que não perdi e o fotografei. O ES teve o seu papel no início dessa famosa parada, sendo o único grupo que participa desde a primeira, principalmente tocando com sua banda.


Um dia, na década de 50, fora a vez de chegar a foto de James Stewart, diferente das outras cujo autógrafo era geralmente impresso... o de Jimmy não, era autêntico!


Tomar conhecimento de que Charles Chaplin quando pequeno frequentara o ES, foi "prato cheio" para escrever um artigo sobre ele, que conhecia dos filmes que meu pai projetava nos nossos aniversários (ver link), o que contei para sua filha Victoria Chaplin quando a encontrei.


O gênio com sua mãe, em 1928, tratando-a com muita gentileza ao que parece. (Facebook)


Não com a mesma intensidade de "A Hora Final", o filme "Ben-Hur" também foi um "empurrão" para  levar-me a uma vida próxima de Deus, afastado que eu me sentia dEle naquele início dos anos sessenta. Publiquei no jornal anos mais tarde a foto de Charleton Heston com um salvacionista e a história maravilhosa de como o autor chegou a escrever o livro (link). A cena de Jesus oferecendo água a Ben-Hur até hoje me "arrepia"!! Leio que uma nova produção de Ben-Hur irá acontecer, mas como irá superar a que mereceu 11 prêmios da Academia, para mim insubstituível??


Em campanhas de Natal nos EUA não raro uma artista era convidada para o kick off. Naquele ano foi a bela Janet Leigh. E foi parar no meu jornal.


Eartha Kitt visitou um hospital salvacionista na hoje Zimbábue... vamos publicar!


O ex-ator, então presidente, com um salvacionista.


Um "furo" que publiquei para muitos cinéfilos brasileiros: o primeiro papel da famosa Deborah Kerr no cinema foi como salvacionista em "Major Barbara" e para isso fez um estágio - anônima - em uma obra social do ES na Inglaterra.


Robert Wagner vestiu o uniforme salvacionista na série para TV "Switch"... e até "bateu o bombo". Acima, com Eddie Albert e Kim Cattrall, recebendo dicas do simpático maestro da banda de Los Angeles, Bill Flinn, que cheguei a conhecer.


Em 1981, dirigindo-me a Melbourne, na Austrália - onde aprendi técnicas editoriais junto ao departamento respectivo do ES - passei por Hollywood-CA. Na foto, diante da casa de Robert Wagner, poucas semanas depois da morte de Natalie Wood. Ao sobrevoar a ilha de Catalina, fotografei-a.


Afinal, o ES aparecendo nas telas de alguma forma é um tipo de promoção; neste, Natalie Wood e "músicos" certamente com uniformes emprestados pelo estúdio em "Penelope".


 Cheguei a assistir na ocasião da visita a uma reunião neste templo salvacionista, adquirido e "convertido" de um cinema onde a entrega de Oscars chegara a acontecer.


E pedi ao meu colega levar-me a Culver City, onde apareço diante do estúdio da MGM de tantos filmes outrora assistidos (e hoje, de vez em quando, na TCM, com preferência aos do genial Gene Kelly).


Bob Hope...

Greer Garson ("Na Noite do Passado") ajudou o ES a promover um disco de Natal, no qual foi a narradora deste vinil que possuo e está ali na estante.


Michael Landon foi outro que ajudou o ES a lançar outro disco de Natal, no qual narrou o texto bíblico respectivo, raridade também que está ali na estante.


E também esses músicos e atores, no qual destaco Helen Hayes.


Publiquei mais do que uma vez lances da visita de Yoko Ono e Sean ao Lar do ES, "Strawberry Field", do qual a tia de John Lennon era vizinha e ele visitava com frequência.


O quê? Será que li certo em uma publicação que chegou da Inglaterra? A famosa Greta Garbo quando adolescente pertencia a um conjunto de violões do ES em Estocolmo (no Corpo da foto)! Mais tarde pesquisei melhor e no link poderá ler e ver fotos que tirei de sua casa na recente visita à capital sueca.



O famoso "Eles e Elas" (Guys and Dolls), que assisti no cinema em um tempo quando nem imaginava que seria salvacionista. A história não me impressionou, pelo contrário... acho que nem promoveu nossa obra.


De alguma forma, nunca me esqueci de um filme a que assisti quando guri no cinema do nosso bairro: a "salvacionista" Vera Ellen se apaixona por Fred Astaire, em "Três Palavrinhas".


A tradição parece que continua... Brad Pitt visita um centro social para crianças em Soweto, África do Sul.


E Nicole Kidman e o ator com quem contracenou na Austrália são fotografados em uma campanha salvacionista naquele país. Não me perguntem nomes de atores ou mesmo de filmes da atualidade... de entendido dos da década de 50, principalmente, virei ignorante com relação aos contemporâneos. Sério, e até com uma certa pitada de orgulho (desculpem-me os meus amigos cinéfilos).


Enrique Iglesias foi o chairman da campanha do ES da Califórnia no último Natal.


Já que o leitor teve - espero - paciência de ver e ler o conteúdo desta postagem, que tal assistir ao "filme" acima, publicado muitas vezes no meu jornal, com o título: "Será este o filme de sua vida?"

__________________

L i n k s

Quando, como e por que ingressei no Exército de Salvação:

http://paulofranke.blogspot.fi/2008/05/quando-como-e-por-que-ingressei-no.html

Nos embalos dos anos 50... Pat Boone e Elvis Presley

http://paulofranke.blogspot.fi/2009/01/elvis-presley-e-pat-boone-nos-embalos.html

Victoria Chaplin falando-me de seu pai: "Ele era importante, nós não!"

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/ele-era-importante.html

Ben-Hur - a história do seu escritor

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/09/ben-hur-histria-de-seu-escritor.html

Fotografando a casa de Greta Garbo em visita recente a Estocolmo.

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/12/4copa-do-mundo-1958-casa-de-greta.html

Filmografia do The Salvation Army (um apanhado de filmes, desde anos remotos, onde nossa obra aparece, um achado!)

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/06/filmografia-do-exercito-de-salvacaothe.html

_______________________________

5 Comments:

Postar um comentário

<< Home