Paulo Franke

27 março, 2013

PÁSCOA/O túmulo inquebrável/O peixe/A flor de maracujá



Kyrkpressen - Finlândia

+ + + 0 __

Sinopse da mensagem (pregação) que vou dar no Domingo de Páscoa, a convite de minha esposa, oficial dirigente do Exército de Salvação em Hämeenlinna...

Neste inverno prolongado, que se estende primavera a dentro, ansiamos quem sabe mais do que em anos passados ver as flores e os jardins nos parques e nas ruas da cidade, mas até agora nada...

Falando em jardins, há dois jardins bíblicos pelos quais temos que passar para sermos considerados, digamos, cristãos genuínos...


O jardim do Getsêmane, em Jerusalém, onde Jesus sofreu a antecipação do Calvário, chegando o Seu suor a ser transformado em gotas de sangue. Foi o lugar de solidão também, uma vez que Seus discípulos estavam presentes, mas... dormindo. E quem nunca passou por experiência semelhante, embora, claro, não na mesma intensidade da que passou nosso Salvador? Pregadores não-bíblicos omitem este jardim em suas pregações e querem afirmar que a experiência do cristão é "recheada" de vitória, festa e celebracão, somente... É o medo de mencionar a cruz e afastar as pessoas.


Outro jardim, beleza pura, que o visitante vibra ao conhecer em Jerusalém é o "Jardim da Tumba" (Garden Tomb). Ali encontramos todas as plantas existentes em Israel. É um lugar de vida, é o lugar do sepulcro vazio. 


Visitei esse lugar algumas vezes, extraindo deste jardim toda a inspiração e bênção possíveis para a minha vida. Na nossa experiência, portanto, devemos conhecer "ambos os jardins"... e eles se revezam, tempos difíceis, até de sofrimento, MAS que prevaleça no nosso coração a experiência do Jardim da Tumba Vazia, que nos assegura de que Jesus está vivo, fé gloriosa que nos garante uma vida de vitória, embutida nela a certeza de que "Porque Ele vive, posso crer no amanhã!", como diz o conhecido cântico.

(Veja abaixo desta postagem o link da meditação do Dia da Ressurreição no livro "Edificação Diária, que Deus me deu a oportunidade de escrever)


A Bíblia Viva



Autor desconhecido - de "Brado de Guerra - contra todo o mal" - 1997





Do "Brado de Guerra - contra todo o mal"- 1999



Significado da Flor de Maracujá

O que é Flor de Maracujá:

A Flor de Maracujá significa a Paixão de Cristo, por isso é também conhecida como “Flor da Paixão”.
Quando os missionários europeus chegaram à América, se encantaram com a exuberância da flor e associaram de imediato alguns dos seus elementos ao calvário de Cristo.
Flor de Maracujá

A simbologia da flor de maracujá foi relacionada da seguinte forma: os três estigmas correspondiam aos três cravos que prenderam Cristo na cruz; as cinco anteras representavam as cinco chagas; as gavinhas eram os açoites usados para o martirizar; por fim, no formato da flor era visível a imagem da coroa de espinhos levada por Cristo para o ato de crucificação.

Os tons de roxo que colorem a flor simbolizam o sangue derramado por Jesus Cristo. Aliás, a cor roxa é usada nos rituais cristãos durante a Semana Santa.
No simbolismo religioso, o formato redondo do fruto maracujá corresponde ao mundo de pecado que Cristo deu a sua vida para o salvar.
Em outras línguas, o maracujá é conhecido como o “fruto da paixão”: passion fruit(em Inglês), fruit de la passion (em Francês), fruta de la pasión (em Espanhol)...
O maracujá pertence ao gênero de plantas Passiflora. Em tupi-guarani, o termo “maracujá” significa “alimento dentro da cuia”. O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá-amarelo.



+ + + 0_





Acompanhe as meditações do livro "Edificação Diária":

www.paulofranke-edificacaodiária.blogspot.com

+ + + 0__

A história do hino "Cristo já ressuscitou, Aleluia!"

www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com

_________________

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home