Paulo Franke

09 setembro, 2013

4 - ISLÂNDIA - Vulcões - Placas Tectônicas

- Quarta parte -


Este famoso vulcão, de nome impronunciável, tem sido apelidado de 
E-11.

Não o vimos na turné "The Golden Circle", mas senti seus efeitos "na pele", já que no dia 14 de abril de 2010, por lançar na atmosfera partículas de vidro oriundas da sua lava, fez com que o tráfego aéreo da Europa e de outros países fossem cancelados.

"Senti na pele" porque, diante disso, fiquei "preso" em Israel (veja abaixo link da experiência que tive). Quando comentei isso com a guia, acrescentou que em todas as turnês sempre existe alguém que foi impedido de voltar para casa por causa da erupção do E-11.

Prévias erupções do E-11 aconteceram nos anos de 920, 1612 e de 1821 a 1823.


Fotografei as cinzas do E-11 no Cinema-Museu do Vulcão, a seguir: 




O programa daquele dia ventoso e frio foi visitar o local onde teoricamente aprende-se bastante a respeito de vulcões, com filmes dos dois principais que assolaram a Islândia ultimamente. A força da natureza em um sentido perdeu para a tenacidade do povo islandês que reconstruiu bravamente as cidades assoladas onde ficavam seus lares, voltando a neles habitarem.



O cinema projeta os dramáticos filmes, o museu mostra posteres e "pedras" vulcânicas.



Imagino um geólogo admirando tudo isso!



Bem interessante tudo, mesmo para mim que de geologia entendo pouco.




As 10 erupções vulcânicas da Islândia nos últimos 100 anos.

_____________

Lembro o leitor de que a turnê "Golden Circle" compreendeu também os geiseres, já mostrados na postagem anterior.



Observar o interior da ilha, possível pelas viagens de ônibus.



Na Islândia a impressão que se tem é de que o mau tempo constante - pelo menos na época em que a visitei - combina com sua natureza agreste,  selvagem, onde o cheiro de enxofre parece estar sempre pairando no ar.



O vento frio ao chegar ao local deixava a bandeira na horizontal e quase levava o meu boné de estimação, daí proteger-me com o capuz de minha capa.



O que estaríamos vendo.



Depois de uma boa caminhada, chegamos a Gullfoss...



                    ... chamada de a rainha das cachoeiras da Islândia.




Cafezinho pequeno se comparada à nossa Foz do Iguacu...



... ou mesmo a Niagara Falls.
 Embora uma dica para aproveitar bem uma viagem seja a de descartar comparações com outros lugares e curtir o que se esteja vendo.



No caminho para lá, encontro uma sorridente salvacionista da Holanda.


E nos fotografamos mutuamente.



No restaurante onde almoçamos, pedras vulcânicas decorando o lugar.



Depois de comer qualquer coisa, fui explorar os arredores...



A escultura de dois ginastas.



Uma carrocinha que certamente foi usada no passado hoje decora o lugar.



Insiro aqui os únicos selos da Islândia que possuo, adquiridos na viagem, uma coleção da Aurora Boreal e outro da erupção de um vulcão.



 þingvellir



O ônibus nos deixa neste local e nos espera a alguns km adiante.



Ainda que a guia vestisse uma capa vermelha para ser identificada melhor, pela chuva que às vezes caía ou pelas minhas constantes paradas para tirar fotos, era quase impossível ouvir suas explicações do fantástico lugar.



Um rio no caminho.



De um lado, muralhas rochosas, de outro campinas.



E o curso do rio contornando os obstáculos, no caso as pedras, faz-me lembrar do pensamento, razão porque ele atinge o seu objetivo.



Placas tectônicas da Europa-Asia...



Segundo a guia, as "camadas" nas rochas, como em árvores, têm a ver com sua idade milenar.



E noutro ponto da caminhada novamente o rio.




Uma turista judia, lendo o Shalom no meu boné, ofereceu-se para fotografar-me.


Gostei desta foto quando meu cabelo branco parece uma extensão do rio, oportuna para os meus 70 anos, daqui a menos de um mês (em 06.10)... "Foi um rio que passou em minha vida".



O lugar é parte da UNESCO Heritage Site.



Rochas equilibristas...



E à esquerda, sempre campos verdejantes. O rio e a igrejinha (que tem uma história) fazem-me lembrar do Salmo 23 de Davi.




"Senhor é o meu pastor; nada me faltará"...



E a longa caminhada continua...


Depois da chuva, o arco-íris...



Placas tectônicas...
Sobre elas, os links abaixo, principalmente o do "Fantástico", serão de ajuda para que sejam entendidas devidamente.

Foi um passeio cansativo, mas gostoso e essencialmente cultural!!

________________

L i n k s


BBC - a erupção do vulcão islandês em 2010 
(para quem de fato gosta do assunto)

http://www.youtube.com/watch?v=MlH7pCK4H-s

Quando fiquei "preso" em Israel pelas cinzas do vulcão E-11


Progama Fantástico de 12.06.11 - A Islândia poderá se rachar ao meio (as placas tectônicas)


O que são placas tectônicas



_____________________________

Próxima postagem;

5 - Igrejas (templos) da Islândia luterana e a
visita ao Exército de Salvação local.

____________________


4 Comments:

  • Impressionante sobre a separação da Islândia!
    Gostaria de mergulhar entre as placas, deve ser um prazer impar!
    Belo passeio! Lindas fotos!

    By Blogger Yara, at terça-feira, setembro 10, 2013 11:03:00 PM  

  • Fantásticas e ricas as postagens sobre a Islândia, país sobre o qual conhecia pouquíssimo!! Aliás, as postagens de suas viagens são bem interessantes e variadas. Parabéns! Abraço,
    Abigail

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, setembro 11, 2013 6:46:00 PM  

  • Rejane_geo, Rio Grande-RS:

    a poucos dias dei uma aula sobre a Islândia ...até mostrei um vídeo ...meus alunos ficaram impressionados...é muito linda esta terra do gelo..."Iceland"...um dos diversos lugares deste mundão que gostaria de conhecer...como geógrafa se tem outro olhar... de interação entre cultura e natureza...vou colocar o vídeo no meu grupo de geo para meus alunos apreciarem....obrigada bj

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, setembro 11, 2013 6:55:00 PM  

  • Quem diria que um país tao pequeno seria tao interessante :-)
    Deborah

    By Anonymous Anônimo, at sábado, setembro 14, 2013 10:13:00 PM  

Postar um comentário

<< Home