Paulo Franke

23 novembro, 2013

APOCALIPSE. O que Vi e Senti na Ilha grega de PATMOS...


Se o caro leitor procura um estudo sobre o livro de Apocalipse (Revelação de Jesus Cristo) certamente não será esta postagem que deve procurar, mas muitas outras disponíveis. 

Nesta, ao passo que mostro algumas fotos da visita à ilha grega de Patmos, conto algumas inesquecíveis experiências da passagem por lá, citando alguns gloriosos versículos do livro de Apocalipse que tanto fazem bem à alma daqueles que têm fé e que aguardam a volta de Jesus Cristo, conforme tema principal do livro.


Em 2001, quando fiz a minha primeira viagem de trem pela Europa (InterRail/Eurailpass), quis incluir a longínqua ilha grega de Patmos. No porto de Pireus procurei uma agência de viagens cujo navio me levasse até lá, o ponto mais ao sul do meu extenso roteiro.


O agente tentou dissuadir-me de ir com um "Por que viajar até Patmos?" "Por causa da visão que o apóstolo João teve naquela ilha onde escreveu o livro de Apocalipse!" respondi (risos zombeteiros de sua parte). É  a atitude de muitos, lamentavelmente.


Imbatível na idéia de visitar Patmos - e imbatível na fé, graças a Deus! - de Pireus tomei um navio que passaria por lá, depois de 9 horas de viagem... A expectativa era grande, portanto as horas voaram ao admirar o Mar Egeu, nunca antes navegado. 


Tendo embarcado pela manhã, o lindo pôr-do-sol indicava que não estávamos muito longe.


Um tanto preocupado por não ter reservado um lugar para ficar, descansei quando no porto muitas pessoas empunhavam placas com "Deseja pernoitar? Venha para a nossa pousada", o que fiz.

Que eu me lembre, dormi um sono reparador sem sonhos ou visões, o que seria natural naquele lugar, mas com o sentimento latente de gratidão a Deus por ali estar.


Então já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
(Apocalipse 22:5)


Na manhã seguinte a providência de Deus veio também em forma de uma carona de motocicleta que um hóspede alemão me deu, com direito a parar na longa subida para fotografar os lindos cenários da ilha.

Em outra parada encontrei um sacerdote grego-ortodoxo e convidei-o para ser fotografado comigo.


Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
(Apocalipse 1:9)

Chegando à Caverna do Apocalipse, despedi-me do meu amigo alemão - Danke, mein freund!e permaneci ali durante bons e abençoados momentos.

A entrada da caverna 
- Sobre a placa, meu NT de bolso -

Ali, abri-o e li o livro de Apocalipse inteiro.





Terminados meus momentos de leitura e meditação na Caverna do Apocalípse, havia ainda mais um trecho para subir, agora a pé, até o Mosteiro de São João, construído no Primeiro Século no topo da mais alta montanha de Patmos, o que combina com:

... e me transportou, em espírito, até uma grande e elevada montanha, e me mostrou a santa cidade Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus.
(Apocalipse 21:10)



Esta foto tem uma história. Começando a descer por uma estradinha empedrada, de repente senti uma dor lancinante no meu tornozelo e conclui que o havia torcido. Vários pensamentos me vieram, do tipo "Estou bem no meio de minha longa viagem, e como cumprirei o meu roteiro e voltarei à Finlândia sem poder caminhar?" 
Num ímpeto de fé, então declarei: "Senhor, vais me dar forças para descer até a cidade... e quando chegar à beira-mar, vou mergulhar meus pés na água e estarei curado" 
(lembrando-me de Naamã?).
E assim, com muita dificuldade, praticamente arrastando-me, cheguei até a praia, entrei na água e instantaneamente a dor sumiu... eu estava curado! Aleluia por este testemunho do qual nunca me esqueço!


Tantos patos em Pat(m)os... Algo a ver com pena, a antiga forma de escrever? Terá João escrito o Apocalipse com pena de pato? Uma pena que lá peguei está nos meus souvenirs.


À tardinha tomei o navio para o porto de Pireus e Atenas, mas antes comprei um vasinho com João escrevendo suas revelações - e uma caneta, que muito lhe teria sido útil.


Tive também a idéia de comprar uma camiseta de Patmos, a qual tenho até hoje. Possuo tantas dos lugares que visito que simplesmente nunca envelhecem, assim como a minha vontade de viajar, que nunca se desgasta, principalmente a lugares bíblicos ou culturais.


O livro de Apocalipse nos capítulos 2 e 3 trata das cartas escritas às igrejas, sendo a carta à Filadélfia a mais feliz e que mais recebe aplausos por sua fidelidade.
A igreja luterana de Asikkala, acima, tem 450 anos e foi construída pelo arquiteto Georg Wilenius.  Visitei esta igreja não muito longe de onde vivemos na Finlândia e gosto da visão de plantações ao fundo, como que simbolizando a grande seara e os poucos obreiros, conforme falou Jesus.


Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? São... os que lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro. 
(Apocalipse 7:13-14)

O musical "Sangue do Cordeiro" (Blood of the Lamb), um dos mais belos e apocalípticos da dupla John Larsson e John Gowans (ele representando William Booth), assistimos no Teatro de Arena de Wembley, em Londres, durante o congresso internacional de 1978. 


Inseri a foto que tirei nas Cataratas do Iguacu com um propósito... Além de gostar muito dela, lembro-me de ter lido que a água da Ilha de Patmos não é potável, mas necessário se faz importar água em garrafões ou garrafas para saciar a sede dos ilhéus e dos turistas. Contrastando com isto, João finaliza sua visão declarando: 

O Espírito e a noiva dizem: Vem. Aquele que tem sede, venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
(Apocalípse 22:17)

_______________

Um estudo que traça um paralelo entre os livros de Gênesis e Apocalípse:


Abaixo, do livro "Dietrich Bonhoeffer - Discípulo - Testemunha - Mártir", meditações de Harald Malschitzky sobre textos selecionados de Dietrich Bonhoeffer 
(Editora Sinodal - adquira nesta editora outros livros do 
teólogo-martir)

Algo com que concordo plenamente:




Para finalizar, ouça o "Aleluia de Händel" por um lindo coral, reafirmando o que João escreveu:

O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
(Apocalipse 11:15b)


CERTAMENTE VENHO SEM DEMORA. AMÉM.
VEM, SENHOR JESUS.

(Apocalipse 22:20)

~~~~~~~~~~~~~

Postais de Patmos:
Michalis Toubis S.A - Athens

Foto da coroa:
Ky Lim - The War Cry, Easter 2005

~~~~~~~~~~~~~

L i n k s:

Cós/Kos... outra ilha grega visitada 
(basta clicar sobre as postagens):


11 Comments:

  • Li algo interessante...

    "Apocalipse é o livro mais difícil da Bíblia de interpretar-se e, bem por isso, embora haja uma promessa de bêncão especial aos que o lêem (1:3), é bastante negligenciado. Não podemos deixar de admitir que Satanás tem parte nesta negligência, porque o livro fala muito de sua queda final." RL

    O dono do blog.

    By Blogger paulofranke, at sábado, novembro 23, 2013 4:15:00 PM  

  • Ir a Patmos jé deve ser uma experiência incrível... Imagine com o acréscimo da leitura de Apocalipse lá!
    Demais! :)

    By Blogger Ticiano Castoldi, at sábado, novembro 23, 2013 4:32:00 PM  

  • Quem sabe não foi zombeteiro mas achando incrivel, talvez se dizendo:<< quem diria que um dia encontraria um "turista" assim, querendo visitar esse lugar! Nunca mais duvidarei de nada!>>

    Tudo tem uma 1ra vez!

    By Anonymous Anônimo, at sábado, novembro 23, 2013 4:48:00 PM  

  • Como sempre...emocionante!
    Tocou-me profundamente!

    By Blogger Yara, at sábado, novembro 23, 2013 4:56:00 PM  

  • Franke, parabéns pela reportagem! Você me levou junto contigo nessa emoção!! Jesus te abençoe, meu irmão!

    By Blogger Sandra Rocha, at sábado, novembro 23, 2013 6:06:00 PM  

  • Acabo de ler e gostei muito. Como estão falando da volta de Jesus ultimamente, Franke! Realmente, Ele está às portas.
    Tenho até hj no meu criado mudo uma 'lasquinha' de uma arvore que vc trouxe de lá e me deu.
    Você tem sido muito abençoado com suas viagens...e nós que lemos, também.
    Fica na paz!

    lygia pf

    By Blogger paulofranke, at domingo, novembro 24, 2013 9:42:00 AM  

  • Extraido do Facebook:

    Antonio David:
    - Postagem mt completa o jeito informal e familiar me fez sentir parte da viagem, sem esquecer do tema original o apostolo Joao e o livro de Apocalipse e suas promessas reveladas a nos seu povo, obrigado pela viagem amado irmao Paulo.

    Yara Mattos:
    - Estive por lá. Grata pela viagem!

    Mirian Dos Santos Fonseca:
    - AO LER SUAS POSTAGENS VIAJAMOS CONTIGO!MARAVILHA!PARABÉNS, HOMEM DE DEUS!

    Ezequiel Calegari:
    - Amigo PF, quando leio suas postagens e acompanho seu blog, me sinto viajando por esses lugares...


    Ezequiel Calegari ...mas eu sugeria a vc criar uma página (de Curtir) aqui no face, com seus artigos e sobre suas viagens, para que nós, seus amigos e curiosos nos seus assuntos interessantes, pudéssemos "Curtir" e acompanhar, eu mesmo a iria divulgar entre meus amigos adicionados. Um abraço amigo, Graça e Paz.

    Suzete Botelho:
    - Paulo Franke linda sua viagem, mas me encanta sua fé. Deus deve estar muito feliz com seu servo um abraço

    Rosangela Botelho:
    - Por alguns minutos me senti em Patmos.

    AGRADECO AOS BONDOSOS AMIGOS!!

    By Blogger paulofranke, at domingo, novembro 24, 2013 9:49:00 AM  

  • Agradeço a vc, Paulo, ao som belíssimo de Aleluia, de Handel, pela constante oportunidade de haurir em seus formidáveis escritos excelentes mensagens, de toda ordem, além de belas fotos... Parabéns!
    No mais, espero que o referido entorse não tenha tido nada a ver com a carona do motociclista alemão, ok?! Hehehe...
    aBRaços!
    :-)

    By Blogger Vitor Rolf Laubé, at domingo, novembro 24, 2013 10:45:00 AM  

  • Visitar a Ilha de Patmos deve ser uma experiência fascinante!
    Aonde Jesus apareceu a João e lhe revelou o que seria o último Livro da Bíblia.

    By Blogger Marcos Chanca, at terça-feira, novembro 26, 2013 3:43:00 PM  

  • Este Blog é e sempre será MARAVILHOSO, a cada visita me encanto mais.
    Obrigado amigo por suas postagens sempre!
    Encantam meu coração!

    Evelize

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, novembro 26, 2013 11:48:00 PM  

  • Que viagem! Louvo a Deus por tua disposição de ir a tantos lugares, acumulando tesouros de conhecimento. Fui muito edificado com a leitura sobre tua viagem a Patmos.

    By Blogger Bispo Calegari, at quinta-feira, novembro 26, 2015 3:01:00 AM  

Postar um comentário

<< Home