Paulo Franke

09 julho, 2015

Parte 2 - Histórias de Peso:Audrey Hepburn+Anne Frank/ Marlene Dietrich/ Livro/ Seleções-1943




A atriz Audrey Hepburn com Otto Frank e sua segunda esposa, Fritzi.




A atriz alemã Marlene Dietrich(1901-1992) foi uma convicta anti-nazista. Destacou-se como a artista de Hollywood que mais vendeu bônus de guerra (war bonds). Apresentou-se às tropas americanas e aliadas na Inglaterra, França, Itália e Algéria. Em 1947 foi agraciada com a Medalha Presidencial da Liberdade, dos EUA, e foi homenageada pelo governo francês com a Légion d'Honneur pelo seu trabalho na guerra.

Morreu em Paris, com 90 anos, e foi enterrada em Berlim no cemitério Friedenan, perto da sepultura de sua mãe e não distante do lugar
onde nasceu. 

Em 2001, quando eu visitei Berlim pela primeira vez, sendo hospedado em uma instituição social do Exército de Salvação (Die Heilsarme) perto desse cemitério, fotografei sua simples sepultura, lamentando sempre que o filme "queimara".

Na última vez em que estive em Berlim visitei novamente sua sepultura.


Voltando à famosa berlinense Marlene Dietrich, fui visitar sua sepultura.


Lá está ela...


... uma laje simples (minha mochila ao lado de seu nome)...


com seu nome, simplesmente Marlene (1901-1992).


__________________




Estou lendo neste verão o livro acima, que me foi presenteado pela autora, uma amiga do Facebook que conheci pessoalmente na visita que fiz ao Museu do Holocausto em Curitiba, no mês de maio (foto), a convite de um outro amigo conhecido de longa data, o Henrique Soares.


Em dado momento da apaixonante leitura - que altamente recomendo mesmo contendo experiências fortes da vida de seu saudoso pai, sobrevivente do Holocausto - na página 106 encontro menção a Anatoly Sharansky, o judeu dissidente soviético, hoje membro do Knesset e ministro no governo do Estado de Israel (leia mais sobre ele no Google.com). 

Foi ler sobre ele e as lembranças voaram até o dia quando o conheci em Jerusalém, momento inesquecível para mim!

Sharansky nasceu em Donetsk, na Ucrânia, e foi aceito para estudar no Instituto de Matemática e Física em Moscou. Em 1973 o pedido para emigrar para Israel lhe foi negado. Foi preso pela KGB em 1977 acusado de traição e de promover propaganda antisoviética, embora nunca tivesse envolvimento com espionagem. Em fevereiro de 1986, depois de 9 anos na prisão sob duras condições e constante preocupação com sua esposa, foi liberado em troca de espiões soviéticos. Foi direto para Israel onde recebeu boas-vindas de herói.

E onde entra Paulo Franke nesta história?

Dois meses depois da chegada de Anatoly Sharanskye a Israel, por coincidência ambos estávamos hospedados no Ramada Renaissance Hotel em Jerusalém. Nas demais vezes em que fui a Israel tenho estado hospedado em hostels (albergues), porém naquela primeira vez, com um grupo de oficiais americanos do The Salvation Army, hospedei-me em um dos melhores hoteis de Jerusalém.

Certa vez no hotel entrei no elevador e encontrei Anatoly Sharansky! Tão emocionado fiquei - pois já lera a respeito do herói, que se constituía a matéria mais repetida na mídia - que me esqueci de apertar o botão que me levaria para o segundo andar, onde ficava o meu quarto. Na subida apresentei-me como um brasileiro que amava os judeus. Chegando ao andar dele, o último do hotel, pedi-lhe um autógrafo. Só que eu não tinha no momento nem papel nem caneta. Ele, no entanto, deixou-me segurar o elevador, foi até o seu quarto e escreveu em um papel sua dedicatória e assinatura. Agradeci muito e desci para o meu próprio andar, imaginando o susto que ele levara com aquele encontro com um desconhecido mas tratando-o com tanta cortesia!

______________________________

Não posso precisar se os números de Seleções do ano em que nasci, 1943, herdei de meu pai ou comprei em algum sebo... Estão na minha estante e considero-os muito preciosos.
Nos anos da Segunda Guerra não eram ilustrados com paisagens ou o que fosse na capa.


Os comerciais todos dizem respeito à guerra, como este, muito interessante, sobre as cartas dos filhos no front para a família, "modernidade" que pode até assemelhar-se à atual Internet.



Escolhi este artigo para escanear e reproduzir aqui...
Fico pensando, ao relê-lo, sobre as teorias da época... que ninguém sabia do extermínio dos judeus ...que o mundo veio a saber somente após a guerra.
Está aí um artigo escrito para Seleções de maio de... 1943, ano em que nasci.




Emocionante!
Mas no ano em que nasceu minha esposa, 1948, 
nasceu também o glorioso
ESTADO DE ISRAEL,
cumprindo-se profecias milenares!
Aleluia!

_________________________

L  I  N  K  S 
do meu blog
para esta postagem e para a anterior,
primeira e segunda partes:

"A Noite dos Cristais"
...quando começou o Holocausto...:



E ali à beira da praia eu conversei com o casal judeu, ele que testemunhara da Noite dos Cristais na Alemanha... momentos preciosos em Israel!


_________
Livro "As catorze vidas de David"... avançando na leitura do livro que minha amiga me presenteou em Curitiba, vi menção ao Campo de Concentração de Sobibor, o último campo que visitei e cuja fuga dos prisioneiros aconteceu uma semana depois de eu ter nascido, em 14 de outubro de 1943 (já que menciono em ambas as postagens, tantas vezes, o fato de ter nascido durante a Segunda Guerra Mundial). Observei em um mapa da região de Sobibor a cidade de Chelm, onde o pai da amiga nasceu.

______

À sombra sinistra do nazismo:

http://paulofranke.blogspot.fi/2011/05/sombra-sinistra-do-nazismo-2.html

_________

Otto Frank em uma reportagem da revista Manchete:


Por trás dos bastidores do filme noir  "O Diário de Anne Frank" (1959), que considero o melhor já produzido sobre ela:

http://www.imdb.com/title/tt0052738/trivia

__________________

Acesse também e veja outras postagens sobre o Holocausto, inclusive visitas que fiz a 5 campos de concentração na Europa, inclusive a Bergen-Belsen, e veja a sepultura simbólica de Margot e Anne Frank:
      ___________________

    5 Comments:

    • Amigo Paulo Frank como sempre suas postagens se superam com tantas informações e conhecimentos.
      Espero no final deste mês de julho conhecer o Museu do Holocausto em Curitiba, significa muito para mim esta visita.
      Também gosto muito e admiro a Revista Seleções, me remete a infância...
      Um abraço!

      By Anonymous evelize volpi, at sexta-feira, julho 10, 2015 9:27:00 PM  

    • Obrigado, Evelize.
      Vale a pena, sim!
      O Museu tem esclarecido muitas pessoas e
      mesmo grupos escolares. É uma bêncäo!
      aBRaco,
      Pf

      By Blogger paulofranke, at sábado, julho 11, 2015 1:20:00 AM  

    • Olá amigo Paulo,
      Sinto por não aparecer muito, mas tentarei resolver isto tb.
      Nossa, Revista Seleções!!! Foi leitura obrigatória em minha casa desde a infância. Lembro de minha irmã lendo muito, confesso que não era das melhores em leitura, e contando. O que me levou ao interesse. Espetacular!!! Muito aprendi e conheci através dela! Faz parte de nossas vida até os dias de hoje!
      Audrey Hepburn é e sempre será, para mim, um ser especial. Sensível, corajosa, inteligente, mansa de alma, compreensiva, compenetrada, altruísta de verdade,...
      São poucos os que se dedicam a doar amor ao próximo como ela fez. E reparou no olhar dela, o mesmo que menciona no texto? O mesmo de Anne, diante de uma questão a resolver e que envolvia sentimento. No entanto, o sorriso as iluminava com um jorrar de emoção sem igual!
      Marlene!!! Que força e inteligência tinha, não? Mulher a frente do seu tempo, com certeza!
      Amigo, são tantas histórias de força e coragem que não temos como não aprender com. O livro que estas a ler, essas mulheres, os lugares e sempre, sempre as lembranças! É um eterno e continuo crescer! E vc, amigo Paulo, reforçando o não esquecimento, o não perder de vista a justiça. Grande texto e ótimas lembranças, como sempre! Parabéns!
      aBRaços

      Maria Thereza Freire

      By Blogger Maria Thereza Freire, at domingo, julho 12, 2015 6:32:00 AM  

    • Maria Thereza...

      Sempre é tao bom ler seus comentários, corroborando, na maioria, o que tive a inspiracão de escrever. É como um eco gostoso, lá do outro lado da montanha!
      Meu aBRaco e meu oBRigado!

      O dono do blog

      By Blogger paulofranke, at sexta-feira, julho 17, 2015 12:15:00 PM  

    • Só não pare!!!!!
      aBRaços!

      MT

      By Blogger Maria Thereza Freire, at domingo, julho 19, 2015 4:57:00 AM  

    Postar um comentário

    << Home