Paulo Franke

07 fevereiro, 2016

Post 10... Griffith Observatory/ Busto de JAMES DEAN/ Casas de Artistas


Post 10

- Primeira parte -


Pegando o folheto no hotel, esperei minha amiga brasileira Rosângela que prometeu me pegar para lá passearmos naquele sábado.


Antes, li um pouco da história do famoso observatório.


Tive que depender das fotos que ela tiraria, pois minha câmera, que eu pusera para carregar, acusou estranhamente que estava descarregada.



Muita gente naquele sábado à tarde.


 Muito bem equipado, foi bem interessante visitá-lo, ainda que astronomia não seja o meu forte.

Para um estudioso, o lugar não poderia ser mais próprio.


Mas foi interessante ver a lua e, na caixinha de vidro, uma amostra de solo lunar trazida por astronautas.


Depois de irmos a uma sessão do Planetário, algo muito bem elaborado, onde, para vermos o firmamento e ouvirmos suas explicações, nos sentamos em cadeiras bem reclinadas. Depois, dirigimo-nos ao plano superior do local, onde eu queria ver o busto de James Dean.


Pouco conhecimento de astronomia, mas bom conhecimento de cinema antigo, estava ali em bronze o ator de "Juventude Transviada" (Rebel Without a Cause), James Dean, que tanto influenciou a juventude dos anos 50, mesmo que os brasileiros o tivéssemos conhecido somente após a sua morte, através dos únicos três filmes que fez.

A placa o homenageia.


Após muitas cenas do filme terem sido tomadas no Oservatório...


... o lugar foi para sempre marcado com o filme de tremendo sucesso.

Sugiro que o leitor não prossiga na leitura, mas antes disso acesse o link abaixo, com a cena impactante do filme no Planetário:



De repente, minha amiga e eu estranhamos que o sol toldou e uma nuvem gigante e sinistra pairou sobre o local do Observatório.


Olhando a sepultura de James Dean, em Fairmount, Indiana, cuja vida preciosa foi ceifada tão jovem, lembro-me das palavras  do professor de astronomia aos estudantes no filme... 

"Todo o imenso drama do universo não passa do lampejo de uma luz que brilha por um instante e se apaga para a eternidade".

Mas cremos que para o Senhor do Universo cada vida é preciosa e não Lhe passa despercebido cada drama pessoal que as pessoas enfrentem, mesmo o do quaker James Dean, que perdeu a mãe com tenra idade, acarretando-lhe grandes problemas pessoais por toda a sua curta vida.



Ainda hoje assisti a um programa de TV narrado pela Oprah em que astronautas de diversas origens religiosas têm tido a mesma sensação de admiração impactante ao vislumbrar a imensidão do espaço. Um judeu não hesitou e leu Gênesis 1:1: "No princípio criou Deus os céus e a terra", e muitos deles a partir dali ficaram abertos a crer no Deus poderoso criador do Universo.

*  *  *  *  * *
 ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤


- Segunda parte -


Quando por ocasião da primeira visita que fiz a Hollywood, em janeiro de 1982, meu prestativo colega levou-me a visitar as casas de artistas, tendo adquirido para mim um mapa e guia dos locais, a maioria em Beverly Hills, o qual guardo até hoje.


Nele foram publicados os endereços de muitos artistas.



E assim, tendo o guia em mãos, passei pela casa de Pat Boone...


... de  Eleanor Parker, a baronesa do filme "A Noviça Rebelde"...


... e, entre outros, a casa de Robert Wagner e Natalie Wood, poucas semanas depois de sua morte na Ilha de Catalina, a qual sobrevoei dias depois indo para a Austrália.


Talvez por questão de segurança o livreto não seja mais publicado, pois as tours para os Movie Stars Homes são bem mais populares do que no passado.


Tomamos de imediato o caminho das montanhas e gostei de ver, pelo lado de trás, o famoso Hollywood Bowl ...



... que eu visitara na primeira vez (foto abaixo). Nos anos 80 era considerado o maior anfiteatro natural do mundo, com capacidade para 20.000 pessoas. Não sei se outro o ultrapassou.




E que vejo com frequência no TCM Nordic ao assistir o filme "Anchors Aweigh" (Marujos do Amor), com a dupla atrapalhada Frank Sinatra-Gene Kelly.


E onde foi recentemente homenageado os 50 anos de "Sound of Music".


Mas o prosseguimento da turnê não achei tão interessante...


... pelo frio que começou a fazer no carro com as laterais abertas.


Ruas sinuosas, acabávamos de ver a casa de Johnny Wiessmuller...


... casa de artistas bem espaçadas...


...como esta de Jennifer Lopez.


O vale de São Fernando...


Tão por fora estou de cinema moderno que nem me lembro de quem, ele falou, mora neste condominio de alto luxo.


O que ouvimos do valor de certas casas, a todo o momento, milhões de dólares, quem sabe bilhões, irritou-me um pouco e voltei-me e falei para um casal da África do Sul que, rindo, logo concordou: "Como americanos falam em dinheiro!"



A descida da montanha se deu pela famosa Beverly Hills, onde, sim, há centenas de casas de artistas do passado as quais a turnê não abrangia.


Ainda em Beverly Hills, vimos um cinema com Star Wars em cartaz.

____________________________


L i n k s:


- "Do filme que passou, a Filmelândia que ficou":

http://paulofranke.blogspot.fi/2009/03/do-filme-que-passou-filmelandia-que.html



- Cinema década de 50, recordar e acordar (análise de filmes, fotos de casas de artistas etc.):


Próxima Postagem:

L.A. downtown / Cemitério Lawn Forest / Santa Monica 

Ainda esta semana, ao terminar as postagens:

Visita ao Estúdio da Paramount Pictures / No Hollywood Sign

________________________